A falta de interpretação e a tomada de pensamentos como verdades absolutas levam a ignorância


Atualmente, com o grande avanço da tecnologia, sobre tudo da internet, e o rápido acesso à informações que são colocadas a todo instante nos grandes canais de comunicação e sendo compartilhada em redes sociais, criaram pessoas que se acham conhecedoras de todas as áreas apenas por ter lido algo sobre. Mas debater algo que tenha lido e achar que sabe sobre aquilo não é o grande problema da situação. Esses Pseudo-cientistas de internet muitas vezes não conseguem interpretar corretamente algo que está escrito ou não aceitam e tomam seus pensamentos e sua interpretação sobre o mundo e situações cotidianas por verdades absolutas, xingando qualquer um que nade contra a maré de seu pensamento.
O grande problema nisso é que tomar por verdades absolutas tudo aquilo que você acredita e não aceitar nenhuma outra ideia acaba fazendo com que crie pensamentos e pessoas extremistas e todo extremismo, seja por pensamentos políticos ou religiosos, seja esquerda ou direita, muçulmano ou cristão, sempre levará ao caos.
Esses pensamentos extremistas que tomam somente suas ideias por verdades absolutas foi muito refletido nas eleições do ano passado, 2018, onde candidatos, de ambos os lados, se aproveitaram desses pensamentos e propagaram notícias falsas, as chamadas “fake news” na corrida para um lugar nas cadeiras de Brasília.
O problema desses pensamentos abrange muito mais do que propagarem notícias falsas, pois despertou, em muitas pessoas, um ódio às outras, que talvez só estava adormecido, mas que faz mal à sociedade em geral. Um exemplo disso está em um massacre que aconteceu em Suzano, uma cidade do estado de São Paulo. Dois jovens entraram em uma escola e abriram fogo contra alunos que estava em horário de intervalo e isso deixou ao total dez mortos, sendo oito vítimas do atentado e os outros dois foram os assassinos que planejaram o atentado. Quando a polícia foi verificar a vida deles e o motivo de terem feito tal coisa, descobriram que, em fóruns de discussões extremistas, planejavam, com outras pessoas, em fazer este atentado. Tomar por verdade absoluta tudo aquilo que acredita e não relativizar outras ideias, além de ser etnocentrismo, faz com que tragédias como essa aconteçam. Um outro exemplo de pensamentos que tomaram por verdades absolutas o que pensavam foi o Nazismo.    
A ideia deste texto não é dizer que a internet fez mal às pessoas, longe disso. A internet nos ajuda a conhecer muitas coisas que desconhecíamos, mas as pessoas devem saber filtrar tudo que está sendo consumido e não tomar por verdades absolutas tudo aquilo que lê e acredita. Acredite, o mundo seria muito melhor se soubéssemos respeitar nossas diferenças e ideias. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Triangulo das bermudas ou jardim do éden??

A PRINCESA QUE MORREU POR AMOR - CATARATAS MULTNOMAH

Clube dos Cinco - Análise